Interesse investigativo de alunos da carreira profissional contábil de uma universidade pública da região de Junín - Peru
DOI:
https://doi.org/10.53641/junta.v4i2.79Palavras-chave:
Linhas de pesquisa, pesquisa contábil, universidade, professores, alunosResumo
O presente trabalho visa determinar o interesse investigativo dos alunos da carreira profissional de Contabilidade em uma universidade pública da região de Junín, para o ano de 2021, considerando que a pesquisa contábil a nível nacional está subdesenvolvida, encontrando-se deficiências na formação em pesquisa. profissionais, da mesma forma, não foi encontrada nenhuma pesquisa relacionada que corresponda ao interesse de pesquisa dos discentes das carreiras profissionais da Contabilidade. O tipo de estudo é descritivo; o método de amostragem é aleatório simples é o instrumento utilizado foi o questionário. Nos resultados determinou-se que o interesse investigativo dos alunos da carreira profissional de Contabilidade está dentro das linhas de investigação da profissão contábil, sendo as mais interessantes as de Finanças, Fiscalidade e Auditoria e as de menor interesse investigativo o Setor. Tributação e NIFF, da mesma forma, 91% dos respondentes indicam que as linhas de pesquisa da profissão contábil devem ser congruentes com as da carreira profissional da Contabilidade, sendo um ponto importante considerando que 89% da população pesquisada deseja continuar realizando pesquisas contábeis, tendo que fortalecer as capacidades investigativas na formação de graduação.
Downloads
Referências
Baquero, P. (2005). Línea de Investigación Pedagogía y Didáctica. Actualidades Pedagógicas.1(47),91-98.
Beltrán, J.P., y González, L. A.(2017). Tendencia de investigación contable en Colombia: Teoría o Práctica, una mirada desde las revistas contables colombianas 2011 a 2015. Revista Face, 17(2), 68-80.
Castaño-Rios, C.E. (2017). Reflexiones sobre la investigación contable en Colombia. Panorama Económico, 24, 163-174.
Centro Nacional de Investigación de las Ciencias Contables - CENIC (2021). Libro Blanco de las líneas de investigación. Propuesta de Política y Líneas de investigación de la profesión contable en el Perú para el periodo 2021-2024.
Guerra-Gomez, S.L. (2014). Intereses Investigativos de estudiantes de la Licenciatura en Educación Básica en la modalidad a distancia. Rastros y Rostros, 16(30), 77-87. doi:10.16925/ra.v16i30.822
Ley N° 30220. (09 de julio de 2014). Ley Universitaria (12914).
Polar, E.A. (2010). Las líneas de investigación aplicativas en el programa de investigación contable. QUIPUCAMAYOC. Revista de la Facultad de Ciencias Contables, 17(33), 27-33.
Resolución N° 4992-CU-2019. (01 de febrero 2019). Aprobar las “Líneas de Investigación Institucionales” establecidas para la Universidad Nacional del Centro del Perú.
Resolución N° 085-2020-MINEDU. (01 de abril de 2020). Aprobar las “Orientaciones para la continuidad del servicio educativo superior universitario, en el marco de la emergencia sanitaria, a nivel nacional, dispuesta por el Decreto Supremo N° 008- 2020-SA”.
Resolución N° 009-2021-JDCCPP/AG (29 de mayo de 2021). Aprobar el documento denominado “Libro Blanco de las Líneas de Investigación contable en el Perú, propuesta de políticas y líneas de investigación de la profesión contable en el Perú para el periodo 2021 - 2024”.
Saavedra, M.L., y Saavedra, M.E. (2015). La investigación contable en Latinoamérica. Revista Actualidad Contable FACES, 18(31), 99-121.
San Miguel, E.M. (2016). Estado actual de la investigación contable en el Perú: La investigación contable en las Universidades. Revista de Investigación de Contabilidad Accounting power for business, 1(2), 79-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Silvia Marina Alvarez Bernuy De Veliz, Toribio Alfonso Ñahui Flores
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.