Modelo didático por competências para a formação do contador público. Caso UNASAM
DOI:
https://doi.org/10.53641/junta.v4i2.76Palavras-chave:
Didática, competências, pedagogia, contabilidade, ensino - aprendizagemResumo
A formação por competências é um tema atual em todo o mundo, pois mostra a necessidade de formar os profissionais da contabilidade de acordo com as demandas do ambiente social e de trabalho. Assim, as entidades laborais e acadêmicas nacionais e internacionais, desde o início deste século, têm proposto e desenvolvido modelos de formação por competências; No entanto, a Universidade Santiago Antúnez de Mayolo e a maioria das universidades públicas do Peru que formam contadores públicos ainda não os consolidaram no processo de ensino-aprendizagem. Propôs-se desenhar um modelo didático por competências para a formação do contador público, a partir da abordagem quantitativa e da pesquisa aplicada, através do método hipotético-dedutivo e da coleta e análise de dados através do desenho transversal não experimental em
o semestre de 2020 I e II. Os resultados obtidos revelaram a falta de informação e aplicabilidade da abordagem da formação por competências no processo de ensino- aprendizagem, uma vez que não existe um modelo didático por competências. O contexto é consistente com os resultados de outras investigações semelhantes, o que mostra que a formação por competências do contador público está consubstanciada na teoria e nas normas, mas não é aplicada no processo de ensino-aprendizagem. O modelo didático por competências é inerente à articulação do processo acadêmico com o contexto socioeconômico e de trabalho.
Downloads
Referências
Aguiar, X. S., & Rodríguez, P. L. (2018) La formación de competencias pedagógicas en los profesores universitarios. EDUMECENTRO, 10(2), 141-159
Arévalo, B., Pastrano, P., & Yépez, E. (2019). Evaluación por competencias de la práctica preprofesional: una propuesta didáctica. Universidad y Sociedad, 11(5), 147- 154.
Arreola, R. (2019) Formación y evaluación docente basada en un perfil por competencias. Una propuesta desde la práctica reflexiva. Revista Educación, 43(2), 239-258.
Ausubel-Novak-Hanesian (1983). Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. 2° Ed. TRILLAS. México
Carrillo, G.A, Pérez, L., & Vásquez, A. (2018). El desarrollo de competencias en la educación superior: Una experiencia con la competencia aprendizaje autónomo. En Blanco y Negro, 9(1), 68-81.
Casasola, W. (2020) El papel de la didáctica en los procesos de enseñanza y aprendizaje universitarios. Revista Comunicación. (29), 1, 38-51.
Cayambe, M., Filian, F., Arguello, L., & Rodríguez, N. (2018). Formación por competencias: Reto actual de la universidad ecuatoriana. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 9 (1), 141-150.
Cedeño, P.J. (2020) Formación de habilidades contables en estudiantes de Educación Superior Ecuatoriana. Estrategia didáctica para su mejoramiento. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional, 5, (1), 16-36. doi: 10.23857/pc. v5i1.1873
Chaves A. (2001) Implicaciones educativas de la teoría socio cultural de Vygotsky. Educación, 25 (2), 59-65.
Estrada, M., Fuentes, R., & Vázquez, J. (2016). Proceso de enseñanza - aprendizaje, implementado en el modelo por competencias: Perspectivas de los jóvenes universitarios de la UANL-México. En O. Leyva, F. Ganga, J. Tejada, & A. Hernández (Ed.), La formación por competencias en educación superior: Alcances y limitaciones desde referentes de México, España y Chile. (1ed, 233-253). Colonia Cuauhtémoc: Tirant Humanidades.
Farías, F. (2009). La epistemología de las ciencias sociales en la formación por competencias. Cinta de Moebio, (34), 58-66.
Fernández, Y. (2020) Relación entre la preparación académica y humanística de los contadores públicos y la fe pública (Tesis de pregrado, Tecnológico de Antioquía).
Freire, P (1992). Pedagogía de la esperanza. Ciudad de México: Siglo XXI Editores
Ganga, F., González, A., & Smith, C. (2016). Enfoque por competencias en la educación superior: Algunos fundamentos teóricos y empíricos. En O. y. Cordero (Ed.), La formación por competencias en la educación superior: Alcances y limitaciones desde referentes de México, España y Chile (pp.45-64). Cuauhtémoc: Tirant Humanidades.
González, E; Almeida, M; Torres, A; & Traba, Y. (2020) La gamificación como herramienta educativa: el estudiante de contabilidad en el rol del gerente, del contador y del auditor. Formación Universitaria,13(5), 155-164. doi:10.4067/S0718- 50062020000500155
Gómez, J; & Janampa N. (2020) El contador público frente a la cuarta revolución industrial. Revista Quipukamayoc. 28 (57), 25-33.
Machado, E; & Montes de Oca, N. (2020). Competencias, currículo y aprendizaje en la universidad. Motivos para un debate: Antecedentes y discusiones conceptuales. Transformación, 16(1),1-13.
Moreno, G., & Duque, O. (2019). Propuesta de modelo de evaluación de competencias en el área contable de los estudiantes de contaduría pública de la Universidad Santo Tomás mediante rúbricas: autoevaluación. Science of Human Action, 4(2),255-276. doi:10.21501/2500-669X.3496
Morin, E. (2007) Los siete saberes necesarios a la educación del futuro. Lima: Derrama Magisterial.
Leiva, C. (2005). Conductismo, cognitivismo y aprendizaje. Revista Tecnología en marcha, 18(1), 66-73.
Pérez, C. (2018). Revisión teórica del enfoque por competencias y su aplicación en la Universidad Boliviana. Revista Ciencia, Tecnología e Innovación, 16(18), 57-74.
Pulgarín. L., Sandoval, J. & Navarro, P. (2020). Formación contable en Colombia: incidencia del contexto político, económico y social. Contaduría Universidad de Antioquia, (77), 167-190. doi: 10.17533/udea.rc. n77a06.
Rabanal, R, Huamán, C. Murga, N. & Chauca, P. (2020). Desarrollo de competencias personales y sociales para la inserción laboral de egresados universitario. Revista de Ciencias Sociales,26(2),250-258.
Ruiz, G. (2013). La teoría de la experiencia de John Dewey: significación histórica y vigencia en el debate teórico contemporáneo. Foro de Educación, 11(15), 103-124.
Torres, A., & Martinez, D. (2018). Modelo didáctico para favorecer el desarrollo de la comprensión matemática en estudiantes del primer año universitario. Revista Cubana de Educación Superior, 37(3), 1-20.
Vega, E.A. (2018). ¿Pedagogía o ciencias de la educación? Una lucha epistemológica. Revista Boletín Redipe, 7(9), 56-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Luciano Fermín Tinoco Palacios, Loel Salutor Bedón Pajuelo, Leoncio Florentino Cochachín Sánchez
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.