Estratégias pedagógicas virtuais de ensino - aprendizagem no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53641/junta.v1i1.4

Palavras-chave:

tecnologia, competências, aula virtual, educação virtual

Resumo

Este artigo descreve a evolução da educação universitária virtual nos tempos atuais. Em primeiro lugar, são expostas as características dos novos contextos de ensino e a importância da formação em competências, e é feita uma revisão das competências que os alunos devem desenvolver para o seu desempenho no século XXI, propostas a partir de várias áreas académicas. Em seguida, analisa-se a incorporação das TIC na universidade, bem como a inovação e o uso da tecnologia em sala de aula, identificando várias estratégias para isso. Nessa linha, especifica-se como selecionar a abordagem metodológica de ensino-aprendizagem, a partir dos diferentes modelos pedagógicos da educação em geral e por meio da análise de diferentes teorias de ensino. Posteriormente, considera-se a contextualização da aprendizagem, a utilização da plataforma educativa e várias linhas de ação para a incorporação das TIC, bem como o desenvolvimento de um curso com as características das diferentes atividades que devem ser desenvolvidas. Em relação a isso, são apresentados os recursos para a elaboração dos materiais a serem utilizados em um curso de acordo com as características dos alunos. Por fim, são descritos os diferentes papéis docentes e as competências que devem ser desenvolvidas de acordo com cada função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADELL, J. (2004). Nuevas tecnologías en la formación presencial: del curso on line a las comunidades de aprendizaje. Qurriculum: Revista de teoría, investigación y práctica educativa, 57-92.

BOLIVAR, J., & ROJAS , F. (2014). Estudio de la autopercepción y los estilos de aprendizaje como factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios. Buenas Prácticas de Innovación Educativa - CINAIC .

CABRERO, J., & ROMAN, P. (2006). E - Actividades Un referente b+asico para la formación en Internet. Sevilla: Eduforma.

COLL, C., POZO, J., SARABIA, B., & VALLS, E. (1992). Los contenidos de la reforma: Enseñanaza y Aprendizaje de conceptos, procedimientos y actitudes. Madrid: Santillana.

Competencias del Siglo XXI. (20 de junio de 2017). Obtenido de http://www.fod.ac.cr/competencias21/index.php/acerca-de-las-competencias#.WVPSG2g1_IV

DÁVILA ESPINOZA, S. (2006). "El aprendizaje significativo: esa extraña expresión utilizada por todos y comprendida por pocos". Contexto Educativo.

DIAZ, F., & HERNÁNDEZ, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México: Mac Graw Hill.

FACER, K. (2011). Learning Futures. Education, technology and social change. Londres: Routledge.

FALCO, M. (2017). Reconsiderando las prácticas educativas: TICs en el proceso de enseñanaza - aprendizaje. Tendencias pedagógicas N° 29.

GARCÍA ARETIO, L., RUIZ , M., & DOMINGUEZ, D. (2007). De la educación a distancia a la educación virtual. Barcelona: Ariel.

GONRING, P; RAMSEY, B. (2016). The William & Flora Hewlett Foundation. Obtenido de http://www.hewlett.org/building-deeper-learning-field-grant/

GROS, B. (2011). Evolución y retos de la educación virtual: construyendo en el siglo XXI. BArcelona: UOC.

HIGHER, E. (2015). Everything you need to know about designing polysyncronous learning spaces. Insitute for the future. (1 de junio de 2017). Obtenido de http://www.iftf.org/home

JAGO, W. (2011). Transforma tu cerebro conPNL. Urano.

JENKINS, H. (2006). Convergence Culture: Where Old an New Media Collide. New YOrk University Press.

JOHNSON, L. (2016). NMC Informe Horizon. Texas: The New Media Consortium.

JOHNSON, S. (2005). Everything Bad is Good For You. How Today´s Popular Culture is Actually Making US Smarte. New York: New York University Press.

LABRADOR, M., & ANDREU, M. (2008). Metodologías Activas. Valencia: Universisdad Politécnica de Valencia.

LLORENTE, M. (2005). "La tutoría virtual: técnicas, herramientas y estrategias". Universidad de Sevilla.

LOPREZ SEGRERA, F. (s.f.). "Globalización y Educación Superior en América Latina y el Caribe". IESALC/UNESCO.

O´CONNOR, J., & SEYMUR, J. (1996). PNL Para Formadores. Urano.

OCDE. (2010). Inspired by Technology, Driven by Pedagogy: A Systemic Approach to Technology - BAsed School Innovations. En C. f. OCDE.

PERÉ, N. (2017). Apuntes para analizar la relación entre innovación, Tic y formación pedogógico didáctica. Praxis & Saber, 15-33.

RODES , V., & PERÉ, N. (2005). Concepciones, modelos y prácticas de educación universitaria semipresencial y a distancia. Formación Docente, 61.

RODRIGUEZ, M. (2012). El tutor como pieza clave en el rompecabezas de la educación en línea. Aprendizaje y mediación pedagogica con tecnologias digitales, (págs. 352-361).

SILVA QUIROZ, J. (2004). Diseño y moderación de entornos virtuales de aprendizaje.

SILVA, J. (2017). Un modelo pedagógico vrtual centrado en las e-actividades. Revista de Educación a Distancia.

SVETLICHICH DUQUE, M. E. (2011). Una mirada de la educación mediada con tecnología: "la cercanía de la distancia". III Jornadas Académicas de la Facultad de Ciencias Económicas y Administración.

SVETLICHICH, M. (2013). Educación a distancia: Competencias docentes para alumnos interactivos. Uruguay: XXX CIC.

SVETLICHICH, M. (2015). La emoción de aprender: herramientas y técnicas de enseñanza - aprendizaje en un aula virtual. X Congreso de Educadores del Area Contable. Santo Domingo.

UNESCO. (2008). Estándares de Competencias TIC para docentes. Paris: UNESCO.

UNESCO. (2012). Aprendizaje movil para docentes en América Latina. Análisis del potencial de las tecnologías móviles para apoyar a los docentes y mejorar sus prácticas. Paris: UNESCO.

URDANETA, M., & GUANIPA, P. (2007). Perfil de competnecias del docente tutor e línea pra la educación a distancia. Revista de Tecnología de Información y Comunicación en Educación, 111-134.

WICKLINE, H. (2014). The William & Flora Hewlett Foundation. Obtenido de http://www.hewllett.org/a-deeper-look-at-deeper-learning/

Fecha de recepción: 20/10/2018

Fecha de aceptación: 21/11/2018

Correspondencia: Mariela.svetlichich@gmail.com

Publicado

2018-11-21

Como Citar

Svetlichich Duque, M. (2018). Estratégias pedagógicas virtuais de ensino - aprendizagem no ensino superior. Revista La Junta, 1(1), 54–70. https://doi.org/10.53641/junta.v1i1.4